terça-feira, 16 de abril de 2013

Eu também podia escrever uma tese sobre isto...

>> Homens das Obras <<

A minha experiência com obras e os trabalhadores das mesmas é coisa que dava para escrever uma dissertação. Com vários estudos de caso, que a coisa não é para menos.
Desde que vim para Lisboa que a cada 6 meses tenho que travar conhecimentos com este espécime da vida laboral. O prédio onde tenho um apartamento sofreu obras profundas durante quase 1 ano o que me dá uma equivalência a licenciatura. 
Depois foi a vez da canalização de esgotos do prédio dar o berro. Como o problema se situava algures entre o meu apartamento e o do vizinho de cima, arrebentaram-me uma marquise e não foi a casa de banho também porque não calhou... Era obra para demorar "uns três dias", pois foram mais três semanas!
Meses mais tarde decidimos mudar o chão, "isto é coisa para demorar uns três dias...". Pois era sim senhor, com um trabalho todo mal feito, era com certeza! Depois de uma longa discussão com o empreiteiro lá o convenci que era melhor arrancar o chão de madeira antigo, quando ele teimava que ia por o novo em cima. Bem na verdade não fui bem eu que o convenci, foi mais o meu pai que lhe deu um par de berros ao telefone. Mas no fim o senhor deu-me razão. Não é preciso ser engenheira para saber certas coisas, basta algum conhecimento sobre prédios antigos para perceber que obras de cosmética não resolvem nada, só escondem os problemas...
Quando deixei o apartamento e me mudei para uma casa alugada pensei que as obras e confusões tinham ficado lá no passado. Ingénua! 
Há umas semanas os tacos do chão da sala começaram a levantar. Aquilo parecia o Evarest em Lisboa. Depois de arrancar metade do chão e de abrirem um buraco gigante na parede lá descobriram o problema. Entretanto nunca mais ninguém veio tapar os buracos e devolver os tacos ao seu devido sitio. Até hoje... hoje apareceu um senhor, com um ar muito pouco desenvolto e parecendo ter ainda menos talento para a coisa. Ora conhecimento básico, coisa que até uma gaja como eu sabe, a madeira quando em contacto com a agua incha, expande, fica com mais volume, ora os tacos agora estão bem maiores do que aqueles que não tiverem encharcados em agua. O que é que o senhor decide fazer?! Colar tudo na mesma... claro que ao fim de um bocado aquilo estava a ficar tudo estranho e desencontrado... Para além de reciclar os tacos antigos que eu até acho uma ideia bonita e ecológica, o senhor também acha boa ideia colar para cima o que antes estava colado para baixo. Tendo eu chamado à atenção para esse facto o senhor diz-me "ahh a menina não se preocupe que isto no fim fica tudo bonito" vai ficar muito lindo, não tenho duvidas. 
Ainda bem que a casa não é minha! 

Sem comentários:

Enviar um comentário